
Oportunizar o brinquedo é respeitar a cultura infantil e, sob a ótica da aprendizagem, permite a apropriação de bens culturais, desenvolve a iniciativa e permite que a criança expresse seus desejos e internalize as regras sociais. As brincadeiras alimentam o espírito imaginativo e exploratório. A brincadeira do faz de conta tem uma grande significação na vida da criança. No faz de conta brincar é uma verdade, é uma atitude frente à realidade, é uma ação em que a criança toma conta, se envolve no tempo e no espaço, transformando cada brinquedo ou brincadeira em um recurso de aprendizagem.
Na faixa etária dos 3 aos 7 anos, o faz de conta é a brincadeira que mais desperta o interesse da criança. Os heróis e os seres fantásticos saem dos livros e da TV e entram na vida da criança, que passa a ser o próprio personagem. Esta fantasia leva a criança para um mundo que lhe dá possibilidade de vivenciar aventuras estimulando desta forma a sua criatividade e imaginação.
Cabe a nós, pais e educadores, estimularmos e motivarmos a criança para este exercício de desenvolvimento:
Incitar as crianças para as brincadeiras;
Organizar espaços dentro de casa e na escola que enriqueçam as experiências lúdicas das crianças;
· Facilitar a disposição de brinquedos em mobiliário acessível;
· Participar da brincadeira respeitando o seu ritmo e sua imaginação;
· Propor brincadeiras que envolva o seu universo cultural de sua comunidade;
· Estar atento ao personagem que seu filho gosta de imitar, observando se for muito violento, mostrar outras opções;
· Dar oportunidade para se exercitar dentro das atividades da própria casa, imitando os pais e os irmãos.
No faz de conta a criança vive e revive situações que lhe causaram alegria, medo, tristeza e ansiedades, dando-lhe a oportunidade de expressar e trabalhar de forma mágica estes sentimentos e emoções tão difíceis de suportar, podendo compreendê-los e reorganizá-los.
Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/zigzigzaa/materias/o-brincar-de-faz-de-conta.shtml